segunda-feira, 12 de abril de 2010

Nos menores frascos estão os piores produtos =(


Lixograma:
26/03/2010 às 10:38Nos menores frascos estão os piores produtos
do site: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/lixograma/menores-frascos-estao-piores-produtos-225798_post.shtml



Minha gente, pra que tudo isso? Ou melhor, pra que tão pouco?

É fato que a sustentabilidade está na oitava prateleira de prioridades das empresas.
Mesmo aquelas que se dizem ou se mostram engajadas, possuem uma enorme dificuldade de tratar o assunto pelo viés do desenvolvimento e das vantagens competitivas que isso pode trazer em um mercado em transformação, orientado por valores socioambientais e com um cenário de normas e legislações em mudança, que inevitavelmente regulamentarão as atividades empresariais com foco no controle do impacto ambiental.

Mesmo diante de tudo isso, ainda vemos coisas totalmente fora do conceito, como o caso retratado na fotografia desse post. Diretamente de Miami para o Brasil, foi remetido este diminuto frasco do maravilhoso molho de pimenta Tabasco. O exemplar apresenta altura de 5,8 cm e 3,7ml de produto, suficientes para condimentar cerca de uma única coxinha, isso se você for uma pessoa econômica.

Totalmente na contramão da realidade ambiental, o fabricante joga no mercado milhares de frascos como esse que possuem uma característica de descarte praticamente imediata. Além disso, esse tipo de embalagem minúscula e de pouco conteúdo, significa muito mais embalagem por mililitro de produto e consequentemente mais lixo, energia e água, desperdiçados no processo produtivo.

Por isso a necessidade urgente da logística reversa e bons mecanismos de controle, pois a obrigatoriedade por parte dos fabricantes em recuperar e destinar adequadamente essas embalagens, certamente os farão pensar duas vezes.

Por quê então a empresa adota um produto com essas características? Simplesmente pelo fato de que esta acredita que o retorno de marketing da distribuição desse tipo de “brinde” é maior do que poderia ser obtido com um posicionamento voltado para a sustentabilidade.

Precisamos então mostrar que eles estão errados. Se continuarmos comprando produtos com essas características, estaremos corroborando a tese do marketing contra sustentabilidade.

É aí que entra o slogan do Instituto Akatu, que diz: “Seu consumo muda o mundo”. Da mesma forma eu digo que o seu consumo faz o mundo, do jeito que ele está.

Demonstre o seu posicionamento, pratique o consumo consciente e recuse produtos com excesso de embalagem. Vamos, a partir do nosso consumo, forçar empresas a exercitarem o marketing de fora para dentro, considerando as aspirações e os desejos do novo consumidor.

“Seja a mudança que você quer ver no mundo”.
"Você deve ser a própria mudança que deseja ver no mundo." (Mahatma Gandhi)

Erich Burger Netto
@recicleiros

Um comentário:

  1. SE LER, comente! qual é a tua opinião sobre o assunto?

    beijo, Mariana.

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